Método2017-01-18T08:13:28-03:00

O MÉTODO PILATES

Histórico

Joseph Pilates – nome de origem grega – nasceu no ano de 1880 em Dusseldorf , na Alemanha. Desde criança, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Estudou várias formas de movimento, incluindo yoga zen, técnicas gregas, ginástica de solo e luta Greco-romana. Aos 14 anos dedicou-se ao fisiculturismo chegando a posar para cartazes de anatomia.

Em 1912, Pilates decidiu ir para Inglaterra onde se tornou boxeador e treinador de defesa pessoal da força policial inglesa. Com o advento da Primeira Guerra Mundial, ele e outros alemães ficaram detidos por um ano em Lancaster. Neste período, ele treinava ginástica de solo com os seus colegas de detenção, que com o treino foram melhorando o condicionamento físico.

Mais tarde, Pilates foi transferido para Ilha Man,  desenvolvendo lá a função de enfermeiro,  cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra. Ao perceber a inatividade destes indivíduos acamados no hospital, adaptava as camas com molas para facilitar a movimentação e desenvolvimento de exercícios pelos enfermos. A partir da experiência com os enfermos surgem os protótipos do que futuramente se tornariam os equipamentos do Método Pilates,  utilizados até os dias atuais. Após a guerra, ele voltou à Alemanha para treinar a polícia da cidade de Flamberg. Durante este período, ele conheceu Rudolf Von Laban, que incorporou parte da técnica de Pilates em seu método de ensino.

Em 1926, Joseph Pilates, ele parte de navio para os Estados Unidos e neste percurso conhece clara que se tornaria sua esposa. Locados em Nova York,  o estúdio na cidade de Nova York recebeu a atenção da comunidade de dança e a técnica Pilates tornou-se parte integral do treinamento de bailarinos. “Etoiles” da dança como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Marta Graham, George Balanchine, Hanya Holme e Jaerome Robbins foram alunos e praticaram a técnica de Pilates.

J. Pilates foi  um homem  à frente de seu tempo, caracterizou o seu método como na verdade uma filosofia que ele chamou de “CONTROLOGIA” – A ciência e a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e espírito, através de movimentos naturais e o rígido controle da vontade. É o controle da totalidade do corpo. A mente, quando contida em um corpo saudável possui um sentido glorioso da energia” Pilates, 1939.

 

O Método Pilates – EXERCÍCIOS INTELIGENTES

Criado pelo alemão Joseph Pilates, o método Pilates é um sistema completo de condicionamento físico, reeducação postural, treinamento corporal e mental, com o objetivo de alcançar equilíbrio global,  proporcionando  bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

Com aproximadamente 500 exercícios realizados no solo e em aparelhos, o método atende pessoas de diversas idades e diferentes realidades.
Os exercícios do método Pilates são realizados com poucas repetições e alta qualidade de execução, o que possibilita uma prática completa, sincronizando conscientemente corpo e mente.

O Método Pilates é baseado em 06(seis) princípios básicos que compõem a essência do método original, devendo estar presentes sempre na prática dos exercícios .No Pilates não existe o “movimento pelo movimento”, mas sim fidelidade ao legado deixado pelo Mestre que levam o indivíduo a qualidade na execução e o perfeito equilíbrio entre mente  e corpo.  Os princípios básicos do Método Pilates  faz  dele uma proposta de condicionamento físico “única”.

 

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MÉTODO PILATES:

• Concentração
• Controle
• Power House – CENTRAMENTO
• Fluidez
• Respiração
• Precisão